Mobilitas Acervo 2017-2023
Português

O Metrô de Quito sediará o Congresso e a Assembleia Geral de 2023 da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) no final deste ano, na capital do Equador. O anúncio foi feito durante a 28ª Reunião dos Comitês Técnicos, realizada no início de junho em Barcelona, Espanha

Categoria: Matérias

Publicado em 23 jun 2023

7 minutos

Participantes do 28ª Reunião dos Comitês Técnicos da ALAMYS

O Metrô de Quito será o anfitrião do Congresso e Assembleia Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Trens Metropolitanos (ALAMYS) de 2023, a ser realizado no final deste ano, em data ainda a ser anunciada, na capital do Equador.

Essa foi uma das definições da 28ª Reunião dos Comitês Técnicos da entidade, realizada de 6 a 9 de junho de 2023, em Barcelona, organizada pela Secretaria Geral da ALAMYS, a Autoridade de Transporte Metropolitano (ATM), de Barcelona; a Ferrocarrils, de la Generalitat de Catalunya (FGC), e a Transports Metropolitans de Barcelona (TMB). O tema geral dessa reunião foi Mobilidade Pública: Uma Nova Abordagem para o Serviço ao Cidadão.

A 28ª Reunião dos Comitês Técnicos contou com a presença de mais de 170 representantes de 27 metrôs, sistemas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ferrovias metropolitanas, autoridades de transporte, membros honorários e 21 empresas fornecedoras do setor ferroviário, além de convidados do setor ferroviário e de associações com as quais a ALAMYS colabora regularmente, UITP e MAFEX. Dezoito países da América e da Europa estiveram representados.

A ALAMYS E SUA ESTRUTURA

A ALAMYS foi criada em 1986 com o objetivo de facilitar o intercâmbio de experiências e tecnologias entre os países membros da América Latina e da Península Ibérica. A ALAMYS visa atender às afinidades de seus membros, tanto em termos de especificações técnicas quanto de origem geográfica.

Atualmente, a ALAMYS conta com 38 Membros Principais (Operadores no campo das Ferrovias Metropolitanas), 30 Membros Aderentes (Empresas fornecedoras de equipamentos, sistemas e Serviços Ferroviários), 6 Membros Honorários.

A Presidência representa legalmente a Associação perante órgãos públicos e privados, convoca reuniões e autoriza documentos, atas e correspondências. A Presidente desde novembro de 2021, Silvia Roldán, representa o Metrô de Madri.

A Secretaria Geral atua como órgão de coordenação e ligação entre os membros, colaborando com os diferentes órgãos da Associação para apoiar a execução das atividades pelas quais cada um é responsável. A Secretária Geral da Associação, Lola Bravo, está no cargo desde junho de 2023.

Reunião marca a mudança da sede da Secretaria Geral da ALAMYS de Santiago, Chile, para Barcelona, Espanha

Silvia Roldán, presidente da ALAMYS

Uma sessão da 28ª Reunião dos Comitês Técnicos marcou de forma cerimonial a mudança de sede da Secretaria Geral, que a partir de 1º de junho de 2023 passou do Metrô de Santiago do Chile para o Metrô de Barcelona.

O evento contou com a presença da Presidente da ALAMYS, Silvia Roldán, do Gerente Geral do Metrô de Santiago do Chile, Felipe Bravo, do Secretário Geral cessante, Sebastián Court, do CEO da TMB e da nova Secretária Geral da ALAMYS, Lola Bravo.

De maneira resumida, todos eles destacaram a relevância da ALAMYS para o intercâmbio de conhecimentos e a particularidade dessa associação, que se caracteriza por um excelente relacionamento entre as pessoas que a compõem, o que, ao mesmo tempo, promove um excelente relacionamento profissional.

A presidente da ALAMYS agradeceu à Secretaria Geral que deixava o posto por seu trabalho nos últimos nove anos, e ofereceu sua total confiança à nova Secretaria Geral, que iniciou seu mandato em 1º de junho.

Programa integrado com a Cúpula Mundial da UITP

A 28ª Reunião dos Comitês Técnicos foi associada à Cúpula Mundial de Transporte Público, organizada pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP), que ocorreu de 4 a 7 de junho.

O programa conjunto do domingo, 4 de junho, incluiu visitas técnicas promovidas por ambas as entidades. As atividades da Cúpula Mundial de Transporte Público da UITP aconteceram de 5 a 7 de junho.

Em um comunicado conjunto emitido antes dos eventos em Barcelona, a presidente da ALAMYS, Silvia Roldan, e o então presidente mundial da UITP, Khalid Alhogail, explicaram as atividades conjuntas com base nas dificuldades do período pandêmico e suas consequências para o transporte público.

Na declaração, eles dizem que as duas associações se uniram para oferecer “o melhor programa integrado” para permitir que as duas associações aproveitem as sessões técnicas, exposições e atividades sociais.

Uma sessão conjunta compartilhada com a UITP foi realizada na manhã de 7 de junho, como parte da Cúpula da UITP, com apresentações e debates sobre os dois tópicos a seguir: Automatização de uma linha de metrô ou trem suburbano existente: explorando um projeto complexo e Melhorando o custo total de propriedade dos sistemas ferroviários urbanos.

Na tarde do dia 7, a cerimônia de abertura foi realizada com um discurso de boas-vindas da Presidente da ALAMYS, Silvia Roldán, do Diretor Geral da ATM, Pere Torres, do Presidente do FGC, Toni Segarra, e do CEO da TMB, Gerardo Lertxundi. Em seguida, foi feita uma apresentação da mudança de local da Secretaria Geral.

A sessão de abertura da 28ª Reunião dos Comitês Técnicos contou com apresentações dos três anfitriões: O transporte ferroviário como solução para os problemas estruturais do país além da mobilidade, por Toni Segarra, da FGC; Operador de mobilidade global, por Gerardo Lertxundi, TMB, e Desafios da mobilidade metropolitana: descarbonização, digitalização e descongestionamento, por Pere Torres, ATM.

Em seguida, o representante do principal patrocinador, a Stadler Rail Valencia, Pablo Juan, apresentou Inovações em material rodante para uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva; Jordi Julià foi o responsável pela palestra principal Metrópolis. Redes de transporte metropolitano e, finalmente, o Metrô de Quito fez seu convite para o Congresso e a Assembleia Geral de 2023, a serem realizados na cidade de Quito.

COMITÊS TÉCNICOS

Nos dias 8 e 9 de junho, foram realizadas as reuniões dos Comitês Técnicos, nas quais foram discutidos os seguintes tópicos:

Comitê de Planejamento – 1) Progresso na implementação do MaaS, 2) Campanhas de divulgação, comunicação e conscientização sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais dos sistemas ferroviários urbanos, e 3) Metrô e Cultura.

Comitê de Gestão – 1) Financiamento do serviço de transporte. Situação atual e previsões futuras para o equilíbrio econômico e financeiro, e 2) Treinamento de pessoas: investimento para o futuro.

Comitê de Operações – 1) Automação de pessoal em estações de baixa demanda, e 2) Automação de serviços.

Comitê de Manutenção – 1) Monitoramento contínuo, 2) Digitalização para melhorar a operação e a manutenção, e 3) Gerenciamento de RAM, lições aprendidas e oportunidades de melhoria.

Comitê de bondes – 1) Segregação de plataforma, prioridade de semáforo e velocidade comercial, 2) Sistemas de pedágio e controle de fraude. Inspeções, 3) Conscientização dos passageiros em sistemas abertos. Transferências intermodais, 4) Inserção urbana de bondes, e 5) O bonde como espinha dorsal e elemento integrador.

Grupo de Marketing – Avaliação do documento do Grupo de Novos Negócios.

Os dias consignados aos Comitês Técnicos incluíram várias visitas técnicas oferecidas pelos anfitriões, que ocorreram junto com os participantes da Cúpula da UITP no domingo, 4 de junho.

Não encontrou o que procura? Busque no acervo